
A Organização das Nações Unidas (ONU) entregará a 34 municípios brasileiros o selo internacional de “Cidade Verde do Mundo”. O reconhecimento é para as cidades que adotam práticas eficazes para a valorização do papel das árvores em benefício da comunidade. Nesta seleta lista constam duas cidades de Minas Gerais: Belo Horizonte e Juiz de Fora.
Nos últimos anos, a capital mineira tem ampliado significativamente o plantio de árvores. Em 2022, a prefeitura plantou 24.520 mudas das mais variadas espécies. No ano seguinte, o número saltou para 24.830 e, em 2024, foram mais de 40 mil plantios em diversas regiões da capital. Este ano, a meta é ainda mais ambiciosa: plantar 50 mil mudas.
Em Juiz de Fora há planos de manejo das unidades de conservação, implemento de programa de proteção de manancial e ainda outro de arborização urbana.
As cidades são escolhidas ao redor do mundo e o selo reconhece as localidades que estão adotando práticas eficazes de manejo de florestas naturais e urbanas, além de valorizarem o papel das árvores para promover a qualidade de vida da população.
Municípios brasileiros que receberão o selo da ONU
- Arapiraca (AL)
- Belo Horizonte (MG)
- Cabedelo (PB)
- Campina Grande (PB)
- Campo Grande (MS)
- Cianorte (PR)
- Cordeirópolis (SP)
- Cubatão (SP)
- Goiânia (GO)
- Guarujá (SP)
- Hortolândia (SP)
- Itapipoca (CE)
- Ivaiporã (PR)
- João Pessoa (PB)
- Juiz de Fora (MG)
- Lorena (SP)
- Marialva (PR)
- Mori Mirim (SP)
- Monte Alto (SP)
- Niterói (RJ)
- Nova Friburgo (RJ)
- Paranaguá (PR)
- Pinhais (PR)
- Porto Alegre (RS)
- Recife (PE)
- Ribeirão Preto (SP)
- Rio Claro (SP)
- Rio Grande (RS)
- São Carlos (SP)
- São José dos Campos (SP)
- São Paulo (SP)
- Taubaté (SP)
- Três Lagoas (MS)
Fonte: Brasil 61