
No último sábado (5), a Santa Casa de Poços de Caldas realizou o 2º dia de mutirão de cirurgias pediátricas de otorrinolaringologia. A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, beneficiou 16 crianças que aguardavam atendimento.
A Ala E do hospital foi preparada para receber os pequenos pacientes. Balões, livros, camas arrumadas e até carrinhos motorizados para o deslocamento até o centro cirúrgico ajudaram a tornar o ambiente mais leve e acolhedor.
“Estivemos eu e o Dr. Engler no hospital. Foram 16 cirurgias, dando continuidade às cirurgias de otorrinolaringologia, que é uma demanda bastante represada. Não só em Poços de Caldas, mas em toda a região”, explicou a diretora técnica Dra. Jaqueline Quintanilha Brucha, que é otorrinolaringologista e foi responsável pelos procedimentos junto ao colega.
Segundo a médica, foram priorizadas as crianças que estavam há mais tempo na fila e aquelas com maior necessidade clínica. “Muitas têm infecções frequentes, não conseguem dormir por causa do ronco ou apresentam apneia. São crianças que realmente não podiam mais esperar.”
Por fim, ela ressaltou o impacto positivo do mutirão na vida das crianças atendidas. “Junto disso, a gente fez esse tratamento tão importante, para que elas cresçam com saúde, parem de usar tantos remédios, tenham menos infecções. Acreditamos que estamos contribuindo demais para a vida de todas elas.”