
O filme brasileiro O Agente Secreto, com direção de Kleber Mendonça Filho, foi selecionado para o 78º Festival de Cannes e competirá pela Palma de Ouro. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (10), em Paris, pelo presidente e pelo diretor do festival Iris Knobloch e Thierry Frémaux, respectivamente. O festival francês, um dos mais importantes do mundo, acontecerá de 13 a 24 de maio, em Cannes, no litoral da França.
Esta será a estreia mundial do filme de Kleber Mendonça Filho, também diretor de filmes aclamados, como Aquarius (2016), que teve sua primeira exibição mundial em 2016 em Cannes, e Bacurau (2019). Ambos concorreram à Palma de Ouro de Cannes, principal prêmio do festival.
Comemoração
Em uma rede social, Kleber Mendonça Filho comemorou a escolha do filme para concorrer à Palma de Ouro.
“O Agente Secreto terá sua estreia mundial no Festival de Cannes em Competição. Eu penso logo na equipe extraordinária e nas filmagens inesquecíveis que tivemos ano passado. E no elenco maravilha e em Wagner Moura, grande ator, astro e pessoa”, disse Mendonça Filho. O filme estreia no Brasil no segundo semestre.
Estrelado por Wagner Moura, o filme se passa na década de 1970. E conta a história de Marcelo, um professor universitário que foge de São Paulo para Recife. Ele tenta escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas. Nas palavras do diretor, o filme une mistério e suspense, tendo Recife como cenário principal.
Também fazem parte do elenco Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Laura Lufési, Alice Carvalho, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco e Wilson Rabelo.