
A Câmara de Poços aprovou um Requerimento, de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), que pede esclarecimentos à prefeitura sobre o transporte público. O parlamentar cobra a conclusão do relatório técnico que vem sendo elaborado pelo Departamento de Trânsito, documento este que deverá apresentar questões referentes ao subsídio para a empresa Floramar, possível reajuste da tarifa e melhorias no serviço prestado.
Elaboração
No início deste ano, em resposta ao Legislativo sobre o mesmo tema, o município informou que o relatório está em fase de elaboração e deverá apontar estratégias que visam, inclusive, à atração de passageiros para o sistema de transporte público. Diante das informações já enviadas aos vereadores e, ainda, do abaixo-assinado protocolado pelo Movimento Tarifa Justa, que tenta impedir o reajuste da tarifa, Mafra indaga qual o prazo estimado para entrega do estudo técnico e se há uma previsão para encaminhamento de proposta à Câmara Municipal.
Pontos em discussão
Além do reajuste da tarifa e do subsídio à empresa concessionária, outros pontos vêm sendo discutidos. Entre eles a necessidade de ampliação do número de linhas e horários, especialmente para os bairros mais distantes ou com maior demanda. “Atuo na discussão do transporte público desde 2005. Já discutimos e manifestamos por tarifa adequada, controle social, acompanhamento de IPK e agora a discussão é o subsídio como primeiro passo para tarifa zero. O intuito é garantir acesso à cidade, entendendo o transporte como um habilitador dos demais direitos da população. Além de tudo, a liberação permite alocar recursos em outros setores do dia a dia das famílias”, afirma Mafra.
Questionamentos
No Requerimento, o parlamentar questiona qual o posicionamento oficial da prefeitura sobre o reajuste da tarifa. Isso considerando o abaixo-assinado do Movimento Tarifa Justa com 5.077 assinaturas contra o aumento. Ele indaga, ainda, qual o risco de nova judicialização por parte da concessionária ou geração de novos precatórios, caso ocorram mudanças na prestação do serviço em Poços.