- Publicidade -
22.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Poços terá placas e cardápios para pessoas cegas ou com baixa visão

- Publicidade -

Poços terá placas e cardápios para pessoas cegas ou com baixa visão

Nesta terça-feira, 8 de abril, está sendo celebrado o Dia Nacional do Braille. O objetivo é ampliar a consciencialização sobre a importância do braile como meio de comunicação para pessoas cegas ou com baixa visão. No Brasil, o método foi introduzido por José Álvares de Azevedo, idealizador da primeira escola para o ensino de cegos no Brasil, o Imperial Instituto de Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant. Por isso,  dia 8 de abril, aniversário de José Álvares de Azevedo, é comemorado o Dia Nacional do Braille.

- Publicidade -

Ações

Em Poços de Caldas, a Secretaria Municipal de Assistência Social está providenciando a confecção de placas em Braille que serão instaladas nos elevadores e também na identificação das Secretarias do novo Centro Administrativo. Além disso, o Procon de Poços publicou uma recomendação para que os estabelecimentos comerciais disponibilizem cardápios digitais acessíveis para clientes com deficiência visual.

Já a coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas está em contato com o Instituto Benjamin Constant para viabilizar a oferta de obras literárias em Braille para a população, na Biblioteca Municipal Centenário.

- Publicidade -

Instituições

Poços de Caldas conta com a Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas, a AADV, instituição parceira da Secretaria de Assistência Social. Ela atende diversas famílias no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ofertando acolhimento, estudo, orientação e reflexão junto às pessoas com deficiência visual. E ainda estimulando a construção do projeto de vida dessas pessoas, a partir da autonomia.

Ainda no atendimento a pessoas cegas e com baixa visão, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado “Helen Keller” faz parte da Rede Municipal de Ensino desde 1987. A história da instituição teve início anos antes, em 1972. Com a implantação de uma sala de recursos para deficientes visuais, anexa ao prédio da Fundação Gota de Leite (Fungotac). Em 2014, a escola foi transformada em Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado “Helen Keller”. Em consonância com a legislação vigente.

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!