
A prefeitura de Poços de Caldas, em resposta a Requerimento legislativo, divulgou que o edital para o concurso público da Guarda Civil Municipal deverá ser publicado até o final do primeiro semestre de 2025. A informação foi em resposta ao vereador Wellington Guimarães (PSDB).
Concurso
Segundo o documento, a Guarda Civil conta atualmente com 64 agentes ativos. A previsão é que o novo concurso, que já tem banca contratada — o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) — recrute 50 novos guardas. O certame abrangerá funções ligadas ao patrulhamento preventivo, ostensivo e comunitário, além do atendimento a situações de flagrante.
Enquanto o concurso não é acontece, a prefeitura afirmou que tem adotado escalas de revezamento com uso de horas extras para suprir o déficit de efetivo.
A formação dos novos servidores seguirá as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Sinesp). O curso contará com cerca de 1.220 horas-aula por aluno, sendo uma etapa eliminatória do concurso. O candidato só tomará posse no cargo após a conclusão e aprovação na formação.
Nova sede
Além do reforço no efetivo, a administração municipal também projeta investimentos em infraestrutura, incluindo a possível construção de uma nova sede da corporação próxima ao Centro Administrativo. Há ainda a previsão de aquisição de armamento letal, novas viaturas e equipamentos, além da ampliação da capacitação técnica por meio de cursos de especialização.