- Publicidade -
16.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Unacon de Poços acompanha mais de 6 mil pacientes com câncer

- Publicidade -
Unacon de Poços acompanha mais de 6 mil pacientes com câncer
Divulgação

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Santa Casa de Poços de Caldas acompanha cerca de 6 mil pacientes em tratamento oncológico. Desses, 1.650 estão em tratamento ativo, como quimioterapia, radioterapia, hormonoterapia ou em preparação cirúrgica.

As informação são da  prefeitura em resposta ao Requerimento de autoria do vereador Wellington Guimarães (PSDB) sobre a atual estrutura de atendimento oncológico no município. E ainda os serviços previstos para o futuro Centro de Atendimento Avançado de Saúde (Cetas), também conhecido como Hospital do Câncer.

- Publicidade -

Nos últimos três anos (2022 a 2024), foram registrados 3.598 novos diagnósticos de câncer, sendo 1.940 deles em moradores de Poços de Caldas.

A espera média para biópsias em casos suspeitos é de aproximadamente 30 dias. Para pacientes com diagnóstico confirmado e indicação de quimioterapia, o início do tratamento ocorre no mesmo dia da consulta ou no dia seguinte. Já as cirurgias são agendadas conforme a urgência, com tempo estimado entre 15 e 30 dias.

- Publicidade -

A equipe da Unacon conta com 17 médicos especialistas e uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais, em sua maioria também especializados em oncologia.

Hospital do câncer

O Cetas tem entrega prevista para o fim de 2025 e oferecerá atendimento em diversas áreas da oncologia, incluindo oncologia clínica, cirúrgica e hematológica, proctologia, mastologia, urologia e cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, ortopedia oncológica e cirurgia plástica reparadora, dermatologia e neurologia oncológica.

- Publicidade -

Embora o novo centro não conte com leitos de internação, a estrutura ambulatorial terá capacidade para dobrar o número de atendimentos em quimioterapia, passando de 19 para até 38 pacientes simultaneamente. Com possibilidade de até 80 sessões diárias. O serviço de radioterapia seguirá sendo realizado em outras unidades.

A oncologia do Cetas atenderá não apenas Poços de Caldas, mas também os 23 municípios da macrorregião. Conforme diretrizes da Portaria nº 1.399/2019, que regula os critérios para atendimento oncológico no SUS.



Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!