
A prefeitura de Poços de Caldas arrecadou R$ 5.564.399,72 com multas de trânsito no ano de 2024. Conforme relatório encaminhado à Câmara Municipal em resposta ao Requerimento de autoria do vereador Ricardo Sabino (PL). O documento foi emitido pela Secretaria Municipal de Governo no último dia 24 de março.
De acordo com o relatório quantitativo da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, ao longo do ano passado houve processamento de 27.794 notificações de autuação no município.
Aplicação
O valor teve aplicação em diversas frentes voltadas à gestão e fiscalização do trânsito. Entre os itens mencionados pela Secretaria estão tintas e materiais para pintura de vias, sinalização, equipamentos para fiscalização, material para interdição de vias. Além de contratação de empresas terceirizadas pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, sistemas de monitoramento e análise de tráfego, serviços postais. E ainda uso de tecnologias como softwares e bodycams, além de despesas com combustível, uniformes, placas e radiocomunicação.
No que diz respeito à educação no trânsito, o orçamento destinado em 2024 foi de R$ 165 mil, o que corresponde a 2,96% do total das multas. As ações educativas, segundo a Secretaria, ocorrem em escolas ao longo do ano. Além de campanhas específicas como o “Maio Amarelo” e a “Semana Nacional do Trânsito”, realizada em setembro.
Ainda segundo o órgão, embora a redução no número de autuações seja uma meta relevante, o foco principal das campanhas é a conscientização dos motoristas, crianças e jovens para a promoção da segurança viária.