
O 29º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, responsável pelo policiamento em 11 municípios da região, divulgou um balanço positivo das ações realizadas no primeiro trimestre de 2025. Comparado ao mesmo período de 2024, os dados apontam uma redução significativa nos índices de criminalidade, especialmente nos crimes de furto, homicídios e atos violentos.
Poços de Caldas
Em todo o território coberto pela unidade, a redução geral de furtos chegou a 26,95%. Em Poços de Caldas, principal cidade da área de atuação do batalhão, a queda foi de 21,60%. Destaque para a zona sul, com redução de 36,90%, seguida do centro, com -30,94%, e da zona oeste, com -20%.




Outros crimes
Também houve recuo nos casos de homicídio, com redução de 60%, e nos crimes violentos, que apresentaram queda de 13%. O balanço ainda aponta crescimento nas ações repressivas, com aumento de 97,87% nas prisões em cumprimento de mandado judicial — foram 93 prisões em 2025 contra 47 no mesmo período do ano passado. Apreensões de armas subiram 9%, enquanto o número geral de prisões teve alta de 26%.
Ações
Entre as ações estratégicas que contribuíram para os resultados estão o combate direto à receptação de produtos furtados, o monitoramento de autores reincidentes — inclusive com o uso de tornozeleiras eletrônicas e medidas judiciais — e o fortalecimento das redes protetivas junto ao comércio e outros setores.
Outro destaque foi o patrulhamento conjunto no centro de Poços de Caldas, realizado em parceria com o setor de Abordagem Social, especialmente durante a noite e madrugadas.
Os números refletem o esforço integrado da Polícia Militar com outras instituições. Como Polícia Civil, Polícia Penal, Ministério Público e o Judiciário. Sempre com foco na prevenção e repressão qualificada da criminalidade.