
A chegada de uma frente fria ao Brasil traz chuvas intensas para diversas regiões do país, com destaque para o sul de Minas Gerais, onde volumes significativos de precipitação são esperados até o final de semana.
Nesta quinta-feira (3), o avanço do sistema já provoca instabilidades na região, aumentando o risco de pancadas fortes, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. Além do sul de Minas, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina também estão sob influência da frente fria, com potencial para acumulados superiores a 200 mm em algumas áreas.
Para sexta-feira (4) e sábado (5), a previsão aponta para a continuidade das chuvas. Especialmente no Triângulo Mineiro, sul e sudoeste de Minas e na Zona da Mata. Apesar de os volumes não serem tão expressivos quanto no Rio de Janeiro e litoral paulista, há possibilidade de transtornos em cidades mineiras. Como enchentes em áreas urbanas e alagamentos em regiões ribeirinhas.
Domingo (6), o tempo começa a se estabilizar no interior de Minas Gerais, com redução das chuvas. No entanto, a umidade persistente mantém o risco de precipitação no sul do estado, principalmente nas cidades próximas à divisa com São Paulo.
A população deve seguir acompanhando as atualizações meteorológicas e ficar atenta a possíveis alertas da Defesa Civil.
(Com informações de tempo.com)