[adinserter block="93"]
- Publicidade -
24 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Casos de sarampo preocupam, mas Brasil ainda é país livre da doença

- Publicidade -
Casos de sarampo preocupam, mas Brasil ainda é país livre da doença
Foto Marcello Camargo-Agência Brasil

O aumento de casos de sarampo no continente americano acende um alerta para o Brasil, mas, por enquanto, as três confirmações aqui não comprometem o certificado de país livre da doença, reconquistado no ano passado.“Para a gente perder essa recertificação, a gente tem que ter durante um ano, a partir do primeiro caso, cadeias de transmissão com o mesmo genótipo do vírus circulando”, explica a chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais da Fundação Oswaldo Cruz (Tiocruz), Marilda Siqueira, O laboratório é credenciado como unidade de referência regional para sarampo pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

- Publicidade -

Casos esporádicos

Por enquanto, o Ministério da Saúde confirmou apenas casos esporádicos: dois no Rio de Janeiro, em bebês gêmeos que ainda não tinham idade para se vacinar, e um no Distrito Federal, em uma mulher adulta que provavelmente foi infectada em uma viagem ao exterior.

Das 110 suspeitas notificadas até o dia 12 de março, 22 ainda estavam em investigação nessa data, de acordo com a última atualização do painel epidemiológico da pasta.

- Publicidade -

Os casos suspeitos de sarampo são de notificação compulsória, ou seja, devem ser comunicados imediatamente às autoridades de saúde. Há um protocolo rígido para quando são confirmados. Inclui a identificação e o monitoramento de todas as pessoas que podem ter sido infectadas pelo doente. E ainda o bloqueio vacinal, que é o reforço da vacinação nos locais que essa pessoa frequentou, como escola e local de trabalho.

“O sarampo é causado por um dos vírus mais infecciosos que existem. Se alguém com sarampo chega em um ambiente com baixa cobertura vacinal, o vírus é transmitido para 17 pessoas, mais ou menos. Já o SARS-CoV, por exemplo, é transmitido para duas pessoas. Apesar de ser um vírus que também é muito transmissível”, complementa a chefe do laboratório da Fiocruz.



Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!