
Neste sábado, dia 29 de março, um eclipse solar parcial será visível em várias regiões do hemisfério norte, incluindo partes da Europa, América do Norte e África. No Brasil, especificamente, o eclipse será observado como parcial no extremo norte do país.
Segundo projeções de horários, o eclipse começará às 5h50 no horário de Brasília e o auge do fenômeno acontecerá ás 7h59 continuando por cerca de 90 minutos após o auge. No momento de pico, o bloqueio da luz solar chega ao máximo. O quanto da luz solar que será bloqueada depende do local que acontecerá a observação, cada região da Terra recebe uma fração diferente de luz solar devido ao ângulo de inclinação terrestre.
Eclipse parcial
Um eclipse solar parcial ocorre quando a Lua cobre apenas uma parte do sol, deixando uma fração da luz solar visível. Esse tipo de eclipse acontece quando o alinhamento entre os três objetos presentes não é perfeito e faz com que apenas uma parte do disco solar seja obscurecida. Dependendo da localização, a fração do sol coberta varia e cria diferentes níveis de escuridão no céu.
Os eclipses solares parciais são mais comuns do que os totais e podem ser vistos em áreas mais amplas da Terra. No entanto, mesmo quando o sol está parcialmente coberto, não é possível fazer uma observação direta porque os raios solares ainda podem causar danos aos olhos. Por isso, é necessário utilizar proteção mesmo quando o astro já estiver parcialmente coberto.
(Fonte: Tempo.com)