
Com um novo ciclo de exibições, o projeto Cine Fricção retoma as atividades em 2025 com a temática ‘Afetividades do Feminino’. Mergulhando em narrativas potentes sobre a vivência, os desejos, os desafios e as resistências de mulheres e dissidências. A primeira exibição acontece nesta quinta-feira (27), a partir das 19h, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Entrada gratuita e acessibilidade em libras.
Sucesso nas edições anteriores, a proposta tem conquistado notoriedade ao levantar pautas relevantes de interesse, direitos e representatividade da comunidade LGBTQIAPN+ e outros grupos marginalizados. Além de valorizar a produção audiovisual brasileira independente. Após as exibições, tradicionalmente são promovidos diálogos para trocar experiências e reflexões. Um espaço seguro e democrático para as pessoas compartilharem suas vivências, debaterem temas urgentes e fortalecerem a luta por igualdade e respeito.
Nesta primeira temporada de 2025, o projeto realizará um ciclo com quatro sessões, começando nesta semana, posteriormente dias 3 e 17 de abril. E uma data em maio a ser confirmada em breve.
Em cartaz “Levante”
A temporada traz para a primeira exibição de 2025 ‘Levante’, um drama com direção de Lillah Halla. É a história de Sofia, uma jovem promissora no voleibol, cuja vida muda drasticamente ao descobrir uma notícia inesperada. Em uma sociedade conservadora, Sofia se vê forçada a lutar pela autonomia sobre seu corpo, enfrentando ameaças e violências enquanto busca um caminho para seu futuro.
Com mais de 20 prêmios, um deles em Cannes, o longa propõe ao espectador reflexões que dizem respeito a toda a sociedade. O filme discute temas da diversidade e o coletivo como forma de resistência, trazendo à tona a importância das redes de afeto e a ideia de família como aquela que a gente escolhe – e não necessariamente a sanguínea.
A seguir, é possível assistir o trailer e outras informações do filme, como a ficha técnica completa. Veja: https://www.youtube.com/watch?v=Mgek4DAN99I
Classificação indicativa: acima de 16 anos.
Ficha técnica
A proposta Circula Cine Fricção é viabilizada através da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais através do edital de fomento da Lei Paulo Gustavo. Conta com curadoria e comunicação para redes de Paulo Tothy, produção executiva de Chiara Carvalho/Carvalho Agência Cultural. Produção local de Alyson Dias, assistência de produção de Mateus Baratelli e Dani Silva, que também atua como mediadora nas sessões. Apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu Histórico e Geográfico.
Para mais informações sobre as ações do Cine Fricção, acompanhe ou entre em contato através das redes sociais @cine.friccao e @carvalhoagenciacultural.
Serviço
Circula Cine Fricção – Edição ‘Afetividades do Feminino’
Filme em Cartaz: Levante
Dia 27 de março, 19h
Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço