
A primeira cirurgia para implante de prótese peniana inflável do sul de Minas ocorrerá dia 5 de abril (sábado), às 8h, na Santa Casa de Poços de Caldas. O procedimento será realizado pelo urologista Alcides Mosconi Neto. Segundo ele, apenas um grupo restrito de especialistas no país tem a expertise, sendo a maioria de grandes centros científicos. A intervenção cirúrgica terá transmissão simultânea para profissionais de saúde e alunos do curso de Medicina da PUC local.
Também pela primeira vez será utilizado na região num procedimento desse tipo, o Clinical Eye, equipamento de última geração (tipo óculos-câmera) que capta e transmite imagens ao vivo. O urologista Miguel Srougi (São Paulo), famoso especialista do país, acompanhará o processo operatório. E ainda fará observações para esclarecer o público sobre a técnica utilizada.
A atividade prática operatória integra a programação do Simpósio de Atualização de Terapia de Reposição Hormonal Masculina e Tratamento Cirúrgico da Disfunção Erétil, que terá ainda série de palestras dias 4 e 5 de abril (sexta e sábado), na PUC, campus Poços.
Alcides Mosconi informa que o implante com prótese peniana inflável serve para quem teve câncer de próstata. E que, mesmo depois de se submeter a tratamento clínico no processo de recuperação, ficou impotente. O especialista poços-caldense orienta, ainda, que o paciente deve discutir amplamente com seu médico de confiança antes de realizar o procedimento.
Segundo Mosconi Neto, a prótese inflável ajuda a restaurar a confiança do casal. Porque proporciona ereção que se assemelha à natural, tanto na aparência quanto na sensação. “Além disso, é possível trabalhar, utilizar roupas apertadas, frequentar piscina, praia e clubes sem constrangimentos”, ressaltou o urologista.