
O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas vai receber, a partir deste sábado (29), a exposição Percepção além do olhar, da artista plástica Adriana Ferfolha da Silva. A mostra segue em cartaz até 25 de abril, reunindo esculturas e pinturas, inclusive obras táteis para pessoas com deficiência (PCD).
No total, serão 15 pinturas, sendo seis Naif, seis contemporâneas e três táteis. Além de uma instalação que reúne seis esculturas: “Sentimentos ocultos”. É uma obra tátil de composição mista, com aplicação em jornal, com um conjunto de seis esculturas em formas e dimensões humanas. Cada elemento sugere uma reflexão sobre saúde emocional.
Adriana Ferfolha da Silva é formada em Arte pela Feuc, em 2006. Autodidata em esculturas, ela também desenvolveu técnica de pintura em tela sobre fibra de bananeira, transformando o que a natureza pode oferecer. Atualmente, adapta seus trabalhos para o público deficiente visual. Sendo autodidata em pinturas táteis, aplicando médio relevo em suas obras. “Acredito que a arte é uma linguagem universal e, por isso, deve alcançar a todos”, destaca.
Ela participou de eventos como a 18ª Primavera dos Museus, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, e da 86º Semana Euclidiana 2024, em São José do Rio Pardo/SP. “O que me deixou muito surpresa nas exposições anteriores foi a recepção do público autista, especialmente com as esculturas. Eles se encantaram muito, principalmente as crianças. A reação me chamou muito a atenção. Eles puderam tocar, se identificaram, foi muito interessante”, conta a artista.
A coordenadora do Museu Lavínia du Valle destaca que a exposição será alusiva também ao Dia Mundial e Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, celebrados em 2 de abril.
Serviço
Exposição Percepção além do olhar – Adriana Ferfolha da Silva
Visitação de 29 de março a 25 de abril
Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (rua Padre Henry Mothon, s/n)
Horários: de terça a sexta, das 9h30 às 16h30; sábado das 13h às 17h; e domingo das 9h às 13h
Entrada gratuita