
O mês de março tem muitas datas relacionadas com a meteorologia e o meio ambiente, mas especialmente com a água.
13 de março: Dia do Conservacionismo
O dia 13 de março marcou o Dia do Conservacionismo. A ideia do movimento conservacionista é conscientizar sobre a necessidade de proteger espécies animais e vegetais e também os recursos naturais, tornando mais harmoniosas as relações do ser humano com o meio ambiente.
16 de março: Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas
O Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas tem como objetivo conscientizar sobre a importância de pensar, planejar e por em prática ações que minimizem o impacto dessas mudanças.
O dia é nacional, mas a pauta é mundial! As mudanças do clima no nosso país/planeta não são mais “projeções dos cientistas para daqui a 50 anos”. Elas estão acontecendo antes do previsto, estão “batendo na nossa porta” cada vez que vemos manchetes de mega enchentes, desmoronamentos, incêndios florestais cada vez mais amplos, secas mais prolongadas e severas, perda fonte de água potável, perda de massa de gelo na Antártica e no Ártico, ondas de calor que parecem intermináveis.
21 de março: Dia Internacional das Florestas
No dia 21 de março comemoramos o Dia Internacional das Florestas! A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012.
São as florestas que armazenam a umidade que depois será evaporada para a atmosfera e vira chuva. Árvores, a vegetação em geral, são a base para regular a temperatura ambiente, para proporcionar conforto térmico.
21 de março – Dia Mundial das Geleiras
Em 2025, o dia 21 de março ganhou outra data ambiental extremamente importante e vital para a sobrevivência e sustentabilidade do planeta Terra. Ele marca o primeiro Dia Mundial das Geleiras, efeméride também instituída pela ONU. A data representa também o início da Década de Ação da ONU para as Ciências Criosféricas 2025-2034. O prefixo “crio” vem do grego “kryos” que quer dizer glacial, frio ou gelado.
As áreas de gelo concentram cerca de 70% da água doce do planeta e são fundamentais para o equilíbrio térmico. Quantas vezes no verão 2025 você rezou por uma frente fria, para aliviar os efeitos das ondas de calor? Sem massa de gelo, não tem frente fria! A Antártica é a mãe das frentes frias no Hemisfério Sul e o Ártico, no Hemisfério Norte.
As montanhas de gelo do mundo armazenam água nas estações frias, na forma de gelo e neve, e liberam a água durante as estações mais quentes, renovando rios de degelo que vão suprir milhões de pessoas de água doce, sustentando a economia e geração de energia em muitas regiões do planeta.
Nos últimos três anos tivemos enormes “sustos-alertas” sobre a perda da massa de gelo do planeta. Entre 2022 e 2024 houve a maior perda de massa de gelo já registrada e isto foi observado em todas as 19 regiões glaciais, de acordo com o relatório da OMM sobre o Estado do Clima Global 2024 .
O derretimento das geleiras estão entre os indicadores mais visíveis da mudança climática que o planeta Terra vem sofrendo, com o aquecimento global acelerado observado nas duas últimas década.
22 de março – Dia Mundial da Água
Esta data deveria ser feriado planetário para que todas as pessoas pudessem fazer uma imersão de aprendizado da necessidade vital de proteger este recurso natural. A vida no planeta Terra é como é por causa da água. Sem água, não tem como manter esta vida como conhecemos hoje.
A falta de água gera seca, que inviabiliza a vida em várias regiões do planeta e gera complexas migrações humanas. A água é motivo de guerras. O excesso de água (chuva) gera enchentes e enormes perdas de vida e financeira, nas mais variadas regiões da Terra. A realidade é que existe uma enorme desigualdade na distribuição deste recurso natural vital.
E, novamente, a mudança climática que estamos observando, provocada pelo aquecimento global devido ao aumento acelerado das emissões de gases do efeito estufa, desregula o ciclo hidrológico.
23 de março – Dia Meteorológico Mundial
Fechando março como “o mês das águas”, dia 23 a comunidade meteorológica mundial comemora o Dia Meteorológico Mundial, outra data criada pela ONU em 1950, para celebrar a entrada em vigor da Organização Meteorológica Mundial (World Meteorological Organization, WMO, na sigla em inglês), que é uma agência especializada da ONU que trata do clima, do tempo e da água.
Todos os anos, a OMM lança um tema para ser debatido e divulgado dentro e fora das comunidades meteorológicas. O tema de 2025 é: “Fechando juntos a lacuna do alerta precoce para todos”.
(Fonte: Climatempo)