
Neste Dia Mundial da Água, o DMAE realiza uma campanha de conscientização sobre o uso racional da água. A ação acontece na rua Assis Figueiredo com Prefeito Chagas, de 9h às 13h. Haverá distribuição de folhetos, copos de água e mudas de árvores produzidas pelo Horto Municipal, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Águas Minerais Poços de Caldas.
>O objetivo é alertar a população para o uso consciente da água, um bem finito no planeta e que cabe a cada cidadão proporcionar meios para sua correta preservação. O DMAE, enquanto serviço público, realiza plantio de árvores nos mananciais e intervenções para diminuir os índices de perdas em todos os seus processos, além das ações de conscientização.
60 anos
A campanha deste sábado marca o início das comemorações pelos 60 anos do DMAE Poços de Caldas. E com a apresentação do selo comemorativo que será utilizado durante o ano. Todas as ações e obras a serem realizadas estarão englobadas em um único programa. O “Águas do Futuro”.
No programa estão os detalhes das realizações, que preparam Poços de Caldas para um futuro plenamente abastecido com água e saneamento de qualidade.
Entre as obras para este ano estão o início da duplicação da Estação de Tratamento de Água ETA V, intervenções em redes de água e esgoto para o novo presídio, substituição de redes de água e esgoto na região central da cidade, ampliação da reservação para a região sul, modernização do sistema de rede de esgoto do Distrito Industrial e Bortolan, investimentos nos sistemas de tratamento e distribuição de água e no sistema de coleta e tratamento de esgoto que atendem todo o município, atualização do Plano Diretor de Água e Esgoto de Poços de Caldas e investimentos na modernização dos sistemas administrativos e de atendimento ao público do DMAE.
Tudo isso tem um valor total de aproximadamente R$ 110 milhões. As melhorias vão acontecer com recursos próprios da autarquia. E também através de financiamento do governo federal, como a duplicação da ETA V, inserida no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
Reconhecimento
As ações realizadas ao longo dos anos resultaram no reconhecimento, em nível nacional, da Universalização de Serviços de Saneamento. Sendo Poços de Caldas a única cidade de Minas Gerais com mais de 150 mil habitantes a receber o título. “O DMAE segue a sua história, sempre contando com a experiência e capacidade técnica de seus servidores, garantindo o desenvolvimento de Poços de Caldas. Este ano de 2025 será um marco para o departamento e queremos dividir nossas conquistas com a população” ressalta Paulo César Silva, diretor do DMAE.