
Os trabalhadores da coleta de lixo em Poços de Caldas têm enfrentado condições de trabalho cada vez mais desafiadoras. Com o crescimento da cidade, a equipe e a frota de caminhões não acompanharam a demanda, resultando em jornadas exaustivas para os coletores. É o que pontua o vereador Diney Lenon (PT) ao apresentar uma moção de apelo à prefeitura. Ele pede que haja revisão e atualização do contrato com a empresa responsável pela coleta de lixo. O objetivo é incluir um aditivo contratual que garanta o aumento do número de trabalhadores e caminhões, melhorando as condições de trabalho e a eficiência do serviço.
“Atualmente, cada trabalhador percorre, a pé, cerca de 40 quilômetros por dia, enquanto cada caminhão recolhe aproximadamente 40 toneladas de resíduos. Além da distância, os trabalhadores lidam com peso, exposição a resíduos, variações climáticas e a necessidade de manter um ritmo acelerado. Isso pode levar a desgaste físico, problemas de saúde e até aumento do risco de acidentes”, acrescenta o parlamentar.
A coleta de lixo é um serviço essencial para a manutenção da saúde pública e da qualidade de vida dos moradores. A expectativa do vereador é que o poder público avalie a demanda e tome providências para garantir um serviço adequado tanto para a população quanto para os profissionais que atuam na linha de frente da limpeza urbana.