- Publicidade -
15.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Cidadão solidário: destine seu Imposto de Renda a projetos para crianças, adolescentes e idosos

- Publicidade -

Cidadão solidário: destine seu Imposto de Renda a projetos para crianças, adolescentes e idosos

A Receita Federal já iniciou o recebimento das declarações do Imposto de Renda 2025. Com isso, chega também a Campanha “Eu Sou Cidadão Solidário”, incentivando a destinação do IR devido para os Fundos Municipais da Infância e Adolescência e do Idoso. Estimulando os projetos sociais e a proteção de crianças, adolescentes e pessoas com mais de 60 anos no município.

- Publicidade -

Participação

A destinação é uma forma legal e segura de ajudar. É a participação cidadã em benefício de toda a sociedade, sem custo, já que o valor destinado é descontado do próprio imposto devido por pessoas físicas ou jurídicas. Desde 2017, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Receita Federal e os conselhos de direitos, tem intensificado as ações de sensibilização e educação fiscal junto à sociedade, com as destinações sendo ampliadas ano a ano.

Números

Em 2024, as destinações do Imposto de Renda aos fundos municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso chegaram a R$ 734.323,70. Com isso, Poços de Caldas garantiu a maior destinação do sul de Minas, sendo a quinta do estado de Minas Gerais. Para este ano, as ações de mobilização prosseguem, sempre pensando em ampliar cada vez mais as destinações.

- Publicidade -

Projetos e ações

Em 2024, graças aos recursos destinados aos Fundos Municipais de Criança e Adolescente e do Idoso, foi possível lançar editais específicos, incluindo para pessoas físicas, para a realização de projetos e ações para esses públicos prioritários dentro das ações de assistência social.
Pela primeira vez, o edital de patrocínio foi integralmente financiado com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, obtidos por meio da destinação do Imposto de Renda, contemplando iniciativas variadas e descentralizadas. O total investido nos editais chegou a R$ 1,8 milhão.

Como destinar?

Normalmente, a totalidade do Imposto Devido de cada cidadão vai para a União. Quem declara Imposto de Renda no modelo completo, no entanto, pode escolher o destino de 6% daquela soma, direcionando-a aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa. Você pode fazer isso na própria declaração, de forma rápida e fácil!
O período de Declaração de Imposto de Renda teve início no dia 17 de março e segue até 30 de maio de 2025. Os contribuintes pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto devido diretamente na Declaração para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para destinar, é necessário optar pela Declaração por Deduções Legais (Declaração Completa).

- Publicidade -

 

Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!