
A Secretaria de Serviços Públicos de Poços de Caldas está realizando o replantio de mudas de árvores na avenida Presidente Wenceslau Braz. No total, mais de 90 novas árvores serão plantadas na região. A iniciativa dá continuidade à arborização iniciada ano passado, substituindo as mudas que não se consolidaram após a revitalização da avenida.
Espécies
Houve a seleção de três espécies de árvores com base nas condições específicas da região: manacás, hibisco e escova-de-garrafa (Calistemon). O objetivo do replantio vai além da estética, contribuindo para a restauração da relação entre os habitantes e o meio ambiente e promovendo uma melhor qualidade de vida.
Outros locais
A ação não se restringe à avenida Wenceslau Braz. Diversas áreas da cidade, incluindo as regiões leste, oeste e sul, também recebem o novo paisagismo. O secretário-adjunto de Serviços Públicos Miguel Salles destacou a importância da diversidade de espécies para enriquecer o ecossistema local.
“Nas áreas mais úmidas, como próximo à serra São Domingos, optamos pelo plantio do manacá-da-serra. Em locais mais quentes, estamos introduzindo a cerejeira, enquanto o hibisco vai nos canteiros mais estreitos. A murta e pitangueiras em espaços mais amplos”, explicou.
O projeto está sendo executado pela própria equipe da Secretaria de Serviços Públicos e contempla todos os bairros da cidade. A meta é plantar milhares de árvores, ampliando a arborização urbana.