
O espetáculo “Quando uma palavra nasce” inicia turnê pelo sul de Minas neste sábado (15). A primeira apresentação será em Palmeiral, distrito de Botelhos, e depois o artista Valber Rodrigues passará por Machado (dia 20) e Andradas (dia 29).
A entrada é gratuita e todas as sessões possuem tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O projeto acontece por meio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais. O público pode esperar por uma experiência imersiva e multimídia, com intercâmbio entre linguagens artísticas.
Quando uma palavra nasce
Nesta obra autoral, o ator Valber Rodrigues aborda “autobiografias inventadas”, investigando as metodologias e teatralidades do ato performativo de se contar a própria história. A poética de sua encenação passa pelo teatro de formas animadas, pela poesia e, nos últimos anos, pelo audiovisual e novas tecnologias.
O roteiro narra a história de uma criança na periferia da cidade que, fugindo da violência e da pobreza, encontra na arte um abrigo. Ao tornar-se um contador de histórias, o artista reconstrói seu passado para recontá-lo. Porém, agora é autor da sua própria narrativa.
“Quando uma palavra nasce” estreou em 2020 através da Lei Aldir Blanc no Festival Poços Curte em Casa e esteve em cartaz no Festival Nacional de Teatro de Passos em 2021 e na 6ª Mostra Sesc de Cinema em 2023 com exibições em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Montes Claros e Belo Horizonte. Desde sua estreia, o espetáculo já aconteceu em diversos meios, como cinema, instalação, teatro e, no Festival do Inverno de Poços de Caldas de 2023, a rua.
Ficha técnica
Atuação e direção: Valber Rodrigues
Figurino: Carine Michelucci
Produção: Julia Montezano
Tradução em Libras: Mayara Sena
Fotografia: Kauana Benelli
Assessoria de Imprensa: João Araújo
Foto do flyer: Grazi Ferreira
Patrocínio: Fundo Estadual de Cultura
Realização: Secretaria de Turismo e Cultura de Minas Gerais
Serviço
“Quando uma palavra nasce” – Turnê pelo sul de Minas
Palmeiral/Botelhos
Dia 15 de março (sábado), às 19h
Centro de Memória Padre Thomas
Machado
Dia 20 de março (quinta-feira), às 20h
Escola Estadual Gabriel Odorico
Andradas
Dia 29 de março (sábado), às 19h
Teatro Municipal José Stivanin
Todas as sessões têm entrada gratuita.