A Polícia Civil de Minas Gerais realizou, nesta semana, uma série de operações no sul do estado, como parte da Operação Campo Seguro, voltada ao combate de crimes patrimoniais rurais. As ações ocorreram em Santa Rita de Caldas, Delfinópolis e Cássia, com destaque para a apreensão de veículos adulterados, recuperação de gado furtado e a busca por suspeitos envolvidos em crimes na região.
Santa Rita de Caldas
Em Santa Rita de Caldas, na tarde do dia 11, policiais civis e militares iniciaram diligências após localizar um veículo Renault Master com sinais de adulteração. O carro, adaptado para transporte de semoventes e produtos rurais, apresentava placa incompatível com o chassi e indícios de transplante de chassi, levantando suspeitas de envolvimento em crimes patrimoniais rurais.





Os policiais identificaram um homem, de 50 anos, já conhecido pelas autoridades e suspeito de crimes relacionados. Durante a operação, as equipes descobriram que ele estava dirigindo um Fiat Strada “dublê”. Ao ser localizado em uma propriedade rural em Ibitiura de Minas, ele fugiu para uma área de mata.
Os policiais chegaram a fazer buscas, inclusive com apoio aéreo, mas o suspeito não foi localizado. A Delegacia Rural da Regional de Poços de Caldas instaurou um inquérito policial e representou pela prisão preventiva do indivíduo, que segue foragido.
Delfinópolis e Cássia: recuperação de gado furtado
Em Delfinópolis, as equipes da Polícia Civil recuperaram quatro cabeças de gado furtadas no início de fevereiro de 2025. Essa ação se soma a outras bem-sucedidas: dia 11 de março, a polícia já havia recuperado 16 cabeças de gado, e dia 12 de março, mais três animais foram resgatados. Todos os casos envolvem vítimas distintas e estão sob investigação da Delegacia de Cássia, com apoio da Delegacia Rural de Passos e supervisão do 18º Departamento de Polícia Civil.
Já em Cássia, a operação resultou na recuperação de três cabeças de gado furtadas em 9 de fevereiro de 2025, em uma fazenda na região da Ponte Alta, zona rural de Delfinópolis. Os animais estavam em um pasto próximo ao local onde, no dia anterior, a polícia havia recuperado 16 cabeças de gado relacionadas a um furto ocorrido em março de 2023.