
A partir de segunda-feira (17), o DMAE iniciará obras de substituição de redes de água na região central de Poços de Caldas. As intervenções visam à melhoria nos serviços, proporcionando maior vazão de água, eliminação de vazamentos e economia de recursos públicos. As obras acontecem na rua Junqueiras e transversais. Os investimentos, com recursos e equipes próprias do DMAE, estão orçados em aproximadamente R$ 350 mil.
Ruas e trânsito
Na rua Junqueiras haverá intervenções no trânsito apenas no acostamento do trecho em obras, dos dois lados da via. As faixas de rolamento serão preservadas, já que as obras serão feitas próximo ao alinhamento do meio-fio com a sarjeta. O Demutran auxiliará o DMAE nas sinalizações necessárias, para orientação dos motoristas, visando à segurança dos trabalhadores no local e também dos pedestres.
As obras se iniciam no cruzamento com a Assis Figueiredo e seguem até a estação ferroviária, sendo por etapas. As intervenções visam à substituição das tubulações do abastecimento de água. “Ainda verificamos no local tubos em fibrocimento, muito antigos, que provocam vazamentos e apresentam incrustações, diminuindo a vazão da água que chega nos estabelecimentos comerciais e residências”, informa João Batista de Paula, supervisor de Manutenção e Expansão do DMAE.
Serão implantados 1.200 metros de tubos em PVC 100 mm, material resistente à corrosão, com maior durabilidade e menor necessidade de manutenção. O material tem ainda a vantagem de preservação das propriedades da água. Os trabalhos de substituição de redes de água iniciam pela rua Junqueiras e englobam também as ruas adjacentes, como a Paraná, Padre Feijó e Francisco Faria Lobato.
O prazo final de execução é até 10 de maio, podendo ser estendido devido à ocorrência de chuvas. As obras serão acontecer por trechos, a fim de minimizar os transtornos à população. O DMAE informa ainda que poderão ocorrer períodos curtos de desabastecimento de água, durante a execução das obras, na rua Junqueiras e região central.