Fiscalização em obras resulta em mais de 280 autos de infração em Poços

PUBLICIDADE
Fiscalização em obras resulta em mais de 280 autos de infração em Poços
Imagem ilustrativa (pixabay)

Mais de 16 mil irregularidades foram encontradas pela fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) em obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências em todo o estado em 2024.

Nas mais de 68 mil ações fiscalizatórias realizadas no último ano, as principais infrações constatadas foram a não contratação de profissionais legalmente habilitados para a execução de atividades técnicas e a falta de registro de empresas no Crea-MG. Somente em Poços de Caldas, foram realizadas 752 ações com a emissão de 288 autos de infração.

PUBLICIDADE

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, reforça que a presença de pessoas inabilitadas nas áreas da engenharia, da agronomia e das geociências representa um sério risco à segurança e ao bem-estar da sociedade.

PUBLICIDADE

“Quando combatemos a atuação de leigos, estamos protegendo vidas, patrimônios e exigindo que os serviços tenham execução por empresas e profissionais devidamente habilitados, promovendo um ambiente de responsabilidade e excelência para todos”, destaca.

Extensão

Em 2024, o Crea-MG fiscalizou todos os 853 municípios mineiros. E atendeu a 4.795 denúncias recebidas, reforçando o compromisso do Conselho com a qualidade e a segurança das atividades técnicas. Além das ações de rotina, houve ainda as fiscalizações especiais e projetos de regularização técnica. Como a inspeção veicular de transporte escolar, quadro técnico de prefeituras, barragens de rejeitos e aterros sanitários.

Outro ponto de atenção foi na fiscalização do agronegócio. Abrangendo empresas que realizam pulverização de agrotóxicos com aeronaves remotamente controladas, fabricantes de bioinsumos. E ainda e empresas dedicadas à produção de mudas e sementes. Também houve fiscalização em silos e armazéns de produtos agrícolas por todo o estado.

Canal de Denúncias

Para fortalecer a participação da sociedade, o Crea-MG disponibiliza o aplicativo Conecta Crea, gratuito para os sistemas Android e iOS. A ferramenta permite denunciar anonimamente irregularidades em serviços de engenharia, agronomia e geociências.

O aplicativo também funciona como um portal para a consulta do registro de profissionais e empresas e oferece acesso aos protocolos de solicitação de serviços. Para os profissionais registrados, o Conecta Crea oferece um espaço exclusivo para monitorar ARTs, boletos gerados, certidões solicitadas e relatórios de infração.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!