
Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita de fotografia em Botelhos. O curso é voltado para moradores da cidade com 16 anos ou mais, que tenham ensino fundamental completo e possuam uma câmera fotográfica ou um celular com câmera. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até dia 8 de março por meio deste link.
O fotógrafo Luiz Fernando da Costa vai ministrar as aulas aos sábados, de 15 de março a 12 de abril, das 15h às 17h. Ao final da oficina, os participantes receberão certificado e suas fotos farão parte de uma exposição na cidade. As três melhores imagens receberão troféus.
Inclusão
A oficina poderá contar com tradução em Libras, caso queiram os participantes. Para esse suporte é essencial que aqueles que precisem informem a necessidade no momento da inscrição.
O curso também reserva parte das vagas para grupos prioritários
– 25% para pessoas negras;
– 10% para pessoas indígenas;
– 20% para pessoas com deficiência (PCD);
– 10% para mulheres e/ou pessoas LGBTQIAPN+.
Se não houver inscritos pelas cotas ou pelas demais inscrições, a organização convocará os candidatos por ordem de cadastro.
A iniciativa faz parte da Política Nacional da Lei Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, e conta com o apoio da prefeitura Municipal de Botelhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Sobre o fotógrafo
Luiz Fernando da Costa é fotógrafo e desenhista autodidata. Iniciou na fotografia aos 18 anos e aos 21 tornou-se profissional, atuando em fotografia jornalística, eventos e ensaios. Desde 2014, trabalha de forma independente com fotografia publicitária, produtos, paisagens e cotidiano.
Teve uma de suas fotos selecionadas para o livro Minas Rural (Faemg, 2016), representando Botelhos. Além disso, é instrutor de artes na Casa da Cultura de Botelhos e coordenou a Oficina de Produção Audiovisual do município. Também administra o grupo “Imagens de Botelhos” no Facebook, promovendo o compartilhamento e a valorização da fotografia local.