
Eclipses são eventos astronômicos que ocorrem quando um corpo celeste fica entre dois outros corpos bloqueando a luz e projetando uma sombra. Há diferentes tipos de eclipses e na Terra observamos os lunares e solares. Os lunares acontecem quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, já os solares quando a Lua fica entre a Terra e o Sol.
Eclipses
Eclipses lunares podem ser totais, parciais ou penumbrais, dependendo de como a Terra e a Lua estão alinhadas em relação ao Sol. A Lua de Sangue ocorre durante um eclipse lunar total, quando a Lua entra completamente na sombra da Terra e adquire uma coloração avermelhada. Esse efeito acontece porque a luz solar passa por um filtro pela atmosfera terrestre e não tem relação com mudanças físicas na Lua.
Em meados de março, será possível observar uma lua de sangue que será visível em todo o Brasil. O público poderá observar o evento a olho nu, sem necessidade de equipamentos especiais. Esse eclipse será um dos principais eventos astronômicos do ano e poderá ser visto em todo o território nacional.
Lua de sangue
A lua de sangue é um efeito ótico causado pela atmosfera da Terra e a posição da Terra em relação ao Sol e a Lua. Nem todo eclipse lunar total é uma lua de sangue, mas alguns acabam adquirindo a coloração durante um intervalo de tempo.
Esse tipo de eclipse é visível a olho nu, sem necessidade de equipamentos de observação ou proteção. Além da beleza, ela também funciona como uma possibilidade de estudar a composição da atmosfera terrestre em diferentes altitudes. Principalmente o estudo da interação entre a luz solar e os gases que estão presentes na atmosfera.
Onde será visível?
A lua de sangue acontecerá na madrugada de 14 de março começando ás 00h57 no horário de Brasília. No começo da noite, a Lua começará a entrar na sombra da Terra, tornando-se gradualmente avermelhada até chegar ao pico entre 3h26 e 4h21. A previsão é que a fase total do eclipse durará cerca de 1 hora e 4 minutos.