
Recentemente, o vereador Douglas Dofu (União) esteve na Escola Municipal José Raphael dos Santos Netto, localizada na zona leste de Poços de Caldas. Durante a visita, o parlamentar verificou a necessidade de algumas intervenções na infraestrutura do prédio, bem como o conserto do elevador, equipamento indispensável para os alunos que possuem mobilidade reduzida. A fim de buscar esclarecimentos do Executivo sobre a realização das melhorias, Dofu protocolou dois Requerimentos que tratam do tema.
Elevador
A Escola José Netto atende alunos com paralisia e outras condições de mobilidade reduzida, sendo fundamental a disponibilidade de um elevador para garantir o acesso adequado às salas de aula e a demais espaços da instituição. Segundo o vereador, o equipamento não está funcionando, o que prejudica a acessibilidade. “Estamos questionando a prefeitura sobre a situação atual do contrato de manutenção dos elevadores e quais medidas estão sendo adotadas para evitar que problemas semelhantes ocorram futuramente e comprometam a segurança dos estudantes”, afirma.
Obra
Outra questão abordada durante a visita foi o impacto causado por uma obra executada na escola. O parlamentar ressalta que a unidade está passando por um processo de ampliação, com a construção de cerca de seis novas salas de aula. No entanto, parte dessa ampliação comprometeu significativamente a área da quadra, impossibilitando a sua cobertura e restringindo o espaço disponível para as atividades esportivas e recreativas dos alunos. “Essa situação prejudica diretamente as crianças, especialmente em dias de sol intenso ou chuva, quando o uso da quadra se torna inviável. Estamos indagando se há alguma alternativa para resolver o situação”, comentou.
Outros problemas
Problemas estruturais também foram identificados. Como mofo, infiltrações, telhas quebradas, goteiras no salão, falta de iluminação em alguns pontos. E ainda problemas com alagamentos devido à existência de um único bueiro na entrada da instituição. O vereador recebeu demandas sobre a falta de auxiliares de educação inclusiva.
Os Requerimentos seguiram para o Executivo e aguardam respostas.