
A vizinha cidade paulista de São João da Boa Vista já se encontra em meio a uma epidemia de dengue. De acordo com dados do Departamento de Saúde, na última sexta-feira (21), o município registrou 277 casos confirmados da doença. E ainda aguarda os resultados de exames de 79 pacientes suspeitos. Desde o início do ano, foram 800 notificações, com descarte de 442.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Ludmilla Borato Barros Zan alertou para o agravamento da situação, destacando que já houve registros de 15 novos casos em fevereiro. Em 2024, o município contabilizou 7.623 casos e dois óbitos pela doença.
Diante da situação, a administração municipal reforça a importância das medidas preventivas. E convoca a população para ajudar na eliminação de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Entre as ações adotadas estão mutirão, educação permanente em escolas, universidades e empresas. E ainda vistoria casa a casa, fiscalização por meio da ouvidoria e inspeção de locais com maior fluxo de pessoas ou incidência de focos do mosquito.
Além disso, com o início do período sazonal, a prefeitura intensifica esforços com todos os setores envolvidos. Adotando estratégias preventivas e garantindo a distribuição de insumos para os serviços de saúde públicos e privados.
(Fonte: prefeitura de São João da Boa Vista)