
Existem condições de calor acima da média em todo o Brasil. E, mesmo nas regiões onde a onda de calor expressiva não se configurou, as temperaturas seguem acima da média. Pouquíssimas regiões do país estão registrando temperaturas amenas, apenas onde a chuva está se formando com maior intensidade.
As previsões indicam ainda que as temperaturas acima da média permanecerão ao longo de março e possivelmente durante o outono também.
Por meses
Os mapas de previsão do modelo climático europeu ECMWF, o modelo de confiança da Meteored, indicam que as temperaturas permanecerão acima da média ao longo de março, abrangendo uma grande parte do Brasil. Como o oeste da Região Sul, o sul da Região Centro-Oeste, toda a Região Sudeste e o sul da Região Nordeste.
Outono
A situação pode ser agravada pelo fato de que o outono é uma estação de transição, onde as chuvas podem se tornar irregulares e cada vez mais escassas, até adentrar a estação seca de inverno. Com isso, espera-se que condições de “clima desértico” ocorram com frequência ainda maior nos próximos meses, assim como ondas de calor expressivas.
Com o avanço das mudanças climáticas e ausência de quaisquer mudanças significativas por parte dos governos mundiais e das grandes indústrias para tentar controlar a situação ambiental do planeta, eventos desse tipo podem se tornar mais frequentes e intensos.
(Fonte: Meteored)