
Em resposta a um requerimento do vereador Ricardo Sabino (PL), a prefeitura de Poços de Caldas informou que está avaliando medidas para impedir o reajuste da tarifa do transporte público, solicitado pela concessionária Floramar. Uma das alternativas seria o subsídio municipal.
Reajuste em análise
O aumento da tarifa foi aprovado pela Comissão de Tarifas e publicado no Diário Oficial em 27 de dezembro de 2024, mas a administração municipal afirma que estudos estão em andamento para evitar o reajuste, cujos resultados serão divulgados nas próximas semanas.
Subsídio municipal
Uma das possibilidades avaliadas é a adoção de subsídios municipais, seguindo o exemplo de outras cidades da região. Além disso, um estudo para melhorar a eficiência do transporte público está em fase final, buscando reduzir custos operacionais e ampliar a oferta de linhas sem impactar a tarifa.
Fiscalização do serviço
A qualidade do serviço prestado pela Floramar também foi questionada. Segundo a prefeitura, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte acompanha os dados da bilhetagem eletrônica para embasar decisões.
Participação da população
A administração ressaltou que, em 2024, aconteceram audiências públicas sobre transporte coletivo, garantindo o debate com a sociedade. Além disso, as decisões da Comissão de Análise dos Processos de Revisão Tarifária têm publicação no Diário Oficial do Município.