As instituições financeiras devem disponibilizar o pix por aproximação aos seus clientes a partir desta próxima sexta-feira (28), conforme regulação do Banco Central. A funcionalidade evita o acesso ao aplicativo.
A ideia do pix por aproximação é que seja uma forma de pagamento mais simples e rápida que o por QR Code. Assim, a funcionalidade permite que os clientes paguem contas apenas aproximando o celular da máquina do lojista, como é feito com cartões de crédito e débito. Com isso, o cliente não precisa acessar o aplicativo do banco para fazer pagamentos.
Além disso, o pix poderá ser incluído em carteiras digitais. Vale lembrar, que neste primeiro momento só a carteira digital do Google está autorizada para operar a modalidade. As demais precisam pedir autorização ao BC para intermediar o pagamento com o pix por aproximação.
As transações nesse modelo terão limite padronizado de R$ 500, mas o cliente poderá alterar o valor máximo por transação ou por dia.
Conforme o BC, a disponibilidade é facultativa, tanto para carteiras digitais, como para bancos e para provedores de maquininhas. Para saber se a função está disponível no aplicativo é necessário consultar a instituição financeira.