
Estudantes de Minas Gerais brilharam na International Talent Mathematics Contest (ITMC) 2025, a maior competição de matemática do mundo, conquistando prêmios que refletem talento e dedicação. O Governo de Minas investiu mais de R$ 1,1 milhão para viabilizar a viagem, permitindo ao estado enviar a maior delegação brasileira, composta por 53 participantes, sendo 38 deles estudantes, para representar o Brasil em Bangkok, na Tailândia.
A delegação mineira retornará ao Brasil com 18 medalhas, sendo uma medalha de prata e 17 de bronze, além de 20 menções honrosas. As provas ocorreram no último domingo (23), em inglês, e apresentaram um alto nível de dificuldade.
Sul de Minas
Destaque para a escola estadual Presidente Bernardes, de Pouso Alegre, que conquistou uma medalha de prata, oito de bronze e uma menção honrosa. O diretor Taylor de Andrade comentou sobre a realização das provas e expressou alegria pelas conquistas.
“Os estudantes enfrentaram uma prova totalmente diferente do que estão acostumados na escola, em um formato de exame que exige mais deles, em um tempo limitado, com questões desafiadoras e em outro idioma. Apesar das dificuldades, eles se saíram muito bem e trouxeram várias medalhas”, ressaltou.
Conquistas
As medalhas conquistadas pelos estudantes demonstram o resultado de um trabalho coletivo e a excelência na educação da rede pública. Veja como ficou as medalhas conquistadas na competição:
- E.E. Juscelino Kubitschek de Oliveira (Belo Horizonte): um bronze + 8 menções honrosas;
- E.E. Presidente Bernardes (Pouso Alegre): uma prata + 8 bronzes + uma menção honrosa
- E.E. Sant’Ana (Brasília de Minas): sete menções honrosas;
- E.E. Regina Pacis (Raul Soares): um bronze + uma menção honrosa;
- Colégio Tiradentes PMMG (Belo Horizonte): sete bronzes + três menções honrosas.
A competição
O ITMC é promovido pela Thai Talent Training (Treinamento de Talentos Tailandeses), uma agência de educação em matemática. A competição contou com provas individuais em inglês, ressaltando a importância dos estudantes se dedicarem a diversas áreas do conhecimento. No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC), com a meta de despertar o interesse dos estudantes por inovação, ciência e tecnologia.
Os estudantes, em sua maioria do ensino médio, foram selecionados para representar o estado devido ao seu excelente desempenho na edição de 2024 da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF). Na etapa nacional, eles conquistaram duas medalhas de ouro, dez de prata e 22 de bronze, além de oito medalhas de ouro na etapa regional.