
Um Acordo Operativo com a DME Participações autoriza o DMAE a operacionalizar a represa Saturnino de Brito. O objetivo é assegurar a utilização da represa para a captação de água da ETA 1, garantindo seus níveis e reservação para o abastecimento de Poços de Caldas.
A DME Participações continua proprietária da área da represa, mas, pelo acordo, transfere as atividades de operação e manutenção para o DMAE. Incluindo todos os equipamentos existentes no local e com acesso à válvula dispersora, para que este equipamento seja operado pelo DMAE. O acordo tem prazo de dois anos, podendo ser prorrogado por meio de Termo Aditivo.
Nesta terça-feira (25), o diretor do DMAE Paulo César Silva reuniu sua equipe de supervisores a fim de comunicar os termos do acordo com a DME Participações. Foi informado ainda à equipe o responsável técnico pela represa, o engenheiro Rodopiano Marques Evangelista, também presente à reunião.
“De imediato, haverá a contratação de um escritório de engenharia para realizar um estudo detalhado para verificar, preventivamente, as condições físicas e estruturais da represa. Depois, iremos projetar um aumento na reservação para garantir, já no próximo ano, uma normalização do abastecimento no período da seca. E numa segunda etapa, o plano é instalar uma comporta a jusante da represa, ligada ao sistema operacional do DMAE. Que hoje é totalmente automatizado e remoto, com recursos de Inteligência Artificial”, informa o diretor.
O acordo estabelece ainda que o DMAE se obriga a cumprir e observar o contido no Plano de Segurança de Barragem (PSB) e Plano de Ação Emergencial (PAE), nos termos da Lei. Bem como assumir a operacionalização do PAE, conforme lei 12.334, de 20/09/2010.