
O Circuito das Artes Visuais de Poços de Caldas recebe a exposição “Olhar Sulfuroso – Thermas Casa de Máquinas”. As fotografias da artista Thaty Naila evidenciam o patrimônio material e imaterial da cidade.
Thaty Naila, que está à frente do projeto Olhar Sulfuroso desde 2018, vem desempenhando um papel importante na preservação patrimonial de Poços de Caldas. Ela utiliza a fotografia para enaltecer e revelar a beleza arquitetada ao longo dos anos da fundação da cidade.
Para esta edição do Circuito das Artes Visuais, Thaty apresenta fotografias selecionadas do maquinário que leva as águas sulfurosas até o famoso cartão postal de Poços de Caldas, a Thermas Antônio Carlos. A série fotográfica revela o grande engenho para a captação das águas sulfurosas, que estão em perfeito funcionamento desde sua inauguração em 1931. Mostrando para o público a beleza extraordinária dos maquinários que trazem para a superfície essa milagrosa água.
A exposição “Olhar Sulfuroso – Thermas Casa de Máquinas” está aberta para visitação a partir desta terça-feira (25), no Box Cultural, espaço de exposições do Mercado Municipal. E segue até 9 de março, todos os dias da semana, com horário das 7h às 18h de segunda a sábado, e das 7h às 12h aos domingos.
Escolas
Além disso, a proposta “Olhar Sulfuroso Vai às Escolas” retoma as atividades formativas com o objetivo de fomentar o diálogo sobre o patrimônio cultural de Poços de Caldas. O projeto tem visitado diversas unidades de ensino público da cidade nos últimos anos. E a partir desta semana as escolas José Avelino de Melo e Haroldo Affonso Junqueira recebem as oficinas em que Thaty Naila explora a importância da memória cultural local por meio da fotografia. E ainda levanta questões sobre o patrimônio e os meios para sua salvaguarda. Além de contextualizar a importância da educação patrimonial e da legislação brasileira sobre o assunto. Sendo uma oportunidade para levar informações, esclarecer dúvidas, e contribuir para que os os jovens estudantes se tornem cidadãos detentores de seus direitos culturais. A Escola Alvino Hosken também receberá uma oficina do projeto no próximo mês.
O Circuito das Artes Visuais e a proposta Olhar Sulfuroso Vai às Escolas são promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura. As ações contam com produção de Chiara Carvalho/Carvalho Agência Cultural, com assistência de produção de Thiago Silva e Alyson Dias.
Para saber mais, siga as redes sociais: @olharsulfuroso e @carvalhoagenciacultural.
Serviço
Exposição “Olhar Sulfuroso – Thermas Casa de Máquinas” (fotografias de Thaty Naila)
Visitação: 25 de fevereiro a 9 de março (de segunda a domingo)
De 7h às 18h durante a semana e das 7h às 12h aos domingos
Box Cultural – 2º piso do Mercado Municipal (rua Pernambuco, s/n, centro)
Gratuito