
“Do vente materno, quando um bebê passa a reconhecer as vozes do mundo externo, ao último suspiro, a conexão que estabelecemos através de nossas vozes nos levam a associá-las à própria experiência da vida.
Mas, no canto, assim como a todos que fazem uso de suas vozes para o trabalho, nem sempre é tão simples a expressão de uma interpretação legítima desprezando quem somos, nossos anseios, medos, frustrações, alegrias e expectativas” – a afirmação é da cantora e comunicóloga Jesuane Salvador, que, na próxima segunda-feira (24), às19h10, ministra palestra no Complexo Cultural da Urca. O evento é voltado a cantores, profissionais da voz e a todos os interessados em encontrar sua voz em plenitude neste mundo.
Fruto de suas pesquisas de mestrado e de bolsa-pesquisa da PNAB, a palestra “Voz e a Experiência de si – O Canto como plataforma de subjetivação” convida o público a uma imersão na construção de nossas identidades através de nossas vozes.
A palestra é uma realização do Ministério da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura e Política Nacional Aldir Blanc, sendo resultado de bolsa-pesquisa desenvolvida pela cantora em 2024. O que resultou no artigo homônimo “Voz e a Experiência de si: o canto como plataforma de subjetivação”, disponível para acesso através da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.
Jesuane Salvador
Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp-SP, pesquisando a voz e seu poder dialógico, Jesuane é professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Também é pós-graduada em Canto Popular e possui formações em Performance do Cantor no Palco e Dramaturgia, pela SP-Escola de Teatro. Cantora e compositora, dividiu palco com relevantes nomes da música brasileira. Como Guinga, Vânia Bastos e Ivan Vilela. Além de ter recebido prêmios de entidades como o Itaú Cultural, o Museu Afro Brasil e Secretaria para Gêneros e Etnias de SP.
Ao lado do maestro Carlos Lima, parceiro musical em diversos projetos, concebeu a matriz curricular. E coordenou um dos primeiros cursos de pós-graduação em Canto Popular do Brasil. Em seu trabalho musical reflete o diálogo entre o jazz, o samba e a música de Minas.
Jesuane une a pesquisa ao entendimento de que o estudo da voz passa, especialmente, pela audição. E ainda pela capacidade de reconhecimento de potencialidades, experimentações, acessos interiorizados e traduções emocionais.
Voz a experiência de si
A palestra se inspira em artigo homônimo. No qual Jesuane lança um olhar sobre a voz feminina no canto, considerando esta, a voz, uma temática infrequente nos estudos comunicacionais e da linguagem. Para tanto, a autora se debruça sobre perspectivas teóricas transdisciplinares. E ainda na busca de uma análise que englobe o vocálico em suas funções sonora, social, dialógica e relacional.
A convite do Departamento de Canto do Conservatório Municipal Antônio Ferrucio Viviani, sob coordenação das professoras Jucilene Buosi e Juliana Cincoetti, Jesuane estará, na próxima segunda-feira, 24, no Complexo Cultural da Urca, às 19h10, em um bate-papo com os alunos do Conservatório e demais interessados. As classes de Canto e os Corais do Conservatório são bastantes atuantes. E neste ano irão promover, além da palestra, um Encontro de Corais com o tema: As canções da Era do Rádio. Além de desenvolverem repertórios pontuais/comemorativos/temáticos como para a Festa Caipira e para o Natal.
Serviço
Palestra: “Voz e a Experiência de si: o canto como plataforma de subjetivação”, com Jesuane Salvador.
Dia 24 de fevereiro, às 19h10
Salão Norte do Espaço Cultural da Urca.
Gratuito