Jesuane Salvador ministra a palestra “Voz e a experiência de si”

PUBLICIDADE
Jesuane Salvador ministra a palestra "Voz e a experiência de si"
Divulgação

“Do vente materno, quando um bebê passa a reconhecer as vozes do mundo externo, ao último suspiro, a conexão que estabelecemos através de nossas vozes nos levam a associá-las à própria experiência da vida.

Mas, no canto, assim como a todos que fazem uso de suas vozes para o trabalho, nem sempre é tão simples a expressão de uma interpretação legítima desprezando quem somos, nossos anseios, medos, frustrações, alegrias e expectativas” – a afirmação é da cantora e comunicóloga Jesuane Salvador, que, na próxima segunda-feira (24), às19h10, ministra palestra no Complexo Cultural da Urca. O evento é voltado a cantores, profissionais da voz e a todos os interessados em encontrar sua voz em plenitude neste mundo.

PUBLICIDADE

Fruto de suas pesquisas de mestrado e de bolsa-pesquisa da PNAB, a palestra “Voz e a Experiência de si – O Canto como plataforma de subjetivação” convida o público a uma imersão na construção de nossas identidades através de nossas vozes.

PUBLICIDADE

A palestra é uma realização do Ministério da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura e Política Nacional Aldir Blanc, sendo resultado de bolsa-pesquisa desenvolvida pela cantora em 2024. O que resultou no artigo homônimo “Voz e a Experiência de si: o canto como plataforma de subjetivação”, disponível para acesso através da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

Jesuane Salvador

Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp-SP, pesquisando a voz e seu poder dialógico, Jesuane é professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Também é pós-graduada em Canto Popular e possui formações em Performance do Cantor no Palco e Dramaturgia, pela SP-Escola de Teatro. Cantora e compositora, dividiu palco com relevantes nomes da música brasileira. Como Guinga, Vânia Bastos e Ivan Vilela. Além de ter recebido prêmios de entidades como o Itaú Cultural, o Museu Afro Brasil e Secretaria para Gêneros e Etnias de SP.

PUBLICIDADE

Ao lado do maestro Carlos Lima, parceiro musical em diversos projetos, concebeu a matriz curricular. E coordenou um dos primeiros cursos de pós-graduação em Canto Popular do Brasil. Em seu trabalho musical reflete o diálogo entre o jazz, o samba e a música de Minas.

Jesuane une a pesquisa ao entendimento de que o estudo da voz passa, especialmente, pela audição. E ainda pela capacidade de reconhecimento de potencialidades, experimentações, acessos interiorizados e traduções emocionais.

Voz a experiência de si

A palestra se inspira em artigo homônimo. No qual Jesuane lança um olhar sobre a voz feminina no canto, considerando esta, a voz, uma temática infrequente nos estudos comunicacionais e da linguagem. Para tanto, a autora se debruça sobre perspectivas teóricas transdisciplinares. E ainda na busca de uma análise que englobe o vocálico em suas funções sonora, social, dialógica e relacional.

PUBLICIDADE

A convite do Departamento de Canto do Conservatório Municipal Antônio Ferrucio Viviani, sob coordenação das professoras Jucilene Buosi e Juliana Cincoetti, Jesuane estará, na próxima segunda-feira, 24, no Complexo Cultural da Urca, às 19h10, em um bate-papo com os alunos do Conservatório e demais interessados. As classes de Canto e os Corais do Conservatório são bastantes atuantes. E neste ano irão promover, além da palestra, um Encontro de Corais com o tema: As canções da Era do Rádio. Além de desenvolverem repertórios pontuais/comemorativos/temáticos como para a Festa Caipira e para o Natal.

Serviço

Palestra: “Voz e a Experiência de si: o canto como plataforma de subjetivação”, com Jesuane Salvador.

Dia 24 de fevereiro, às 19h10

Salão Norte do Espaço Cultural da Urca.

Gratuito

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Falecimentos
OBITUÁRIO

Falecimentos

Obituário de Poços de Caldas, com informações da Funerária Municipal

PUBLICIDADE
Don`t copy text!