
O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano José Carlos Vieira recebeu, nesta terça-feira (18), a visita do pesquisador Lucas B. Kamei, doutorando pela Unifesp. O professor e a equipe da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento (DPCT) desenvolverão, em parceria, o Dossiê de Registro do bem imaterial Folia de Reis de Poços de Caldas. As Companhias de Reis fazem parte das manifestações populares que resistem por gerações, enraizadas em valores religiosos e motivados pela fé nos Reis Magos.
Dossiê
A elaboração do dossiê contribuirá para a continuidade da tradição das Folias, por meio da criação de um plano de salvaguarda. O documento elencará a história das Folias no município, contextualização no desenvolvimento urbano, trajetória das companhias, documentação iconográfica e diretrizes de salvaguarda. Depois de finalizado, o dossiê será analisado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Condephact) para aprovação.
Companhias
A cidade conta, atualmente, com as seguintes Companhias: Cia de Reis do Sr. Ditinho do Bairro Philadelfia; Cia de Reis Córrego D’Antas; Cia Três Reis Santos; Cia de Reis Pedro Gomes; Cia de Reis José Vitor; Cia de Reis Bons Caminhos; Cia de Reis Sul das Gerais; Cia de Reis Brasil Esperança e Cia de Reis do Corumbi.
Também participaram do encontro a diretora do Departamento de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, a arquiteta Virgínia Sulino Caponi; a coordenadora da DPCT, a arquiteta Lícia Tereza Perote de Almeida; o arquiteto João Neves Carvalho de Toledo e a pedagoga Sônia Maria Sanches, também da DPCT.