Na última semana, a Secretaria de Turismo de Poços de Caldas sediou uma reunião com os organizadores dos blocos de Carnaval, a pedido do Corpo de Bombeiros Militar. O encontro teve o objetivo de orientar sobre as normas de segurança para os desfiles e esclarecer os procedimentos para a formalização dos blocos junto ao Corpo de Bombeiros.
A reunião contou com a participação do capitão BM Wanderlei Fabiano, comandante da 1ª Cia Operacional, e do 1º tenente BM Reginaldo Martins, comandante do Pelotão de Prevenção e Vistoria, do secretário de Turismo Arison Siqueira, diretora de Turismo Paula Narayane, servidores da Secretaria de Turismo e representantes dos blocos.
Regulamentação
Durante o encontro, foram apresentadas as prescrições normativas previstas na Instrução Técnica n.º 39 do Corpo de Bombeiros, que regulamenta os blocos carnavalescos. Também foram detalhados os requisitos necessários para a regularização dos blocos por meio do Sistema Infoscip.
Segurança
Outro ponto discutido foi o regulamento para as duas escolas de samba participantes do Carnaval 2025. Com ênfase nas medidas de segurança necessárias para a autorização dos desfiles com carros alegóricos. A orientação do Corpo de Bombeiros visa garantir a segurança dos participantes e do público durante os eventos.
Segundo o secretário de Turismo, Arison Siqueira, a reunião foi fundamental para garantir que todos os blocos e escolas de samba estejam conforme as normas. Assegurando um carnaval organizado e seguro.
O capitão BM Wanderlei Fabiano reforçou a importância da regularização e do cumprimento das exigências. “Nosso objetivo é garantir que os blocos e escolas de samba estejam devidamente cadastrados e sigam as normas de segurança. Dessa forma, conseguimos prevenir incidentes e proporcionar um ambiente mais seguro para todos”, afirmou.
13 blocos de rua
O Carnaval de Poços de Caldas promete ser um dos mais animados dos últimos anos. Em 2025, a programação contará com 13 blocos de rua, com temáticas variadas para agradar todos os públicos. Os desfiles terão início no sábado, 1º de março, e seguirão até a terça-feira, 4 de março.
Os blocos se concentrarão na lateral da praça Getúlio Vargas (Relógio Floral). E seguirão um percurso de aproximadamente um quilômetro até a praça Dom Pedro II, passando pela rua Assis Figueiredo. Cada bloco oferecerá uma programação especial, com atrações musicais e outras atividades.