
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, na última sexta-feira (14), um novo caso de febre amarela. Desta vez em Extrema, no sul de Minas. O paciente, um homem de 69 anos, é o segundo caso registrado na cidade no atual período sazonal da doença, que se estende de junho de 2024 a julho de 2025.
Diante do avanço da febre amarela, o município intensificou as ações preventivas, incluindo vacinação de casa em casa. O secretário de Saúde André Borges destacou a importância da iniciativa. “Estamos verificando os cartões de vacina e imunizando quem ainda não recebeu a dose, priorizando a proteção da população”, afirmou.
Além da vacinação porta a porta, no último dia 8 a Secretaria de Saúde promoveu a primeira ação com o Vacimóvel, levando imunização a cinco bairros rurais. Neste próximo sábado (22), uma nova mobilização será realizada, com foco no trabalho dos agentes de endemias e da atenção primária.
As autoridades reforçam a importância da vacinação, principal forma de prevenção contra a febre amarela, e pedem que a população mantenha seus cartões de vacina atualizados.
(Com informações da Secretaria de Saúde de Extrema)