
A partir de 28 de fevereiro, os brasileiros poderão utilizar uma nova modalidade de pagamento para efetuar transações – o pix por aproximação. A ideia é simplificar a jornada de pagamentos com pix, reduzindo as etapas nos pagamentos online. Além disso, viabilizar a oferta em carteiras digitais – as chamadas wallets. A medida já está valendo em algumas instituições desde novembro de 2024, com vistas a garantir a segurança da funcionalidade.
Instantâneo
Com a modalidade por aproximação, os brasileiros poderão efetuar pagamento instantâneo sem precisar acessar o aplicativo da instituição financeira – de maneira semelhante ao que já acontece com os pagamentos via cartão de crédito por aproximação.
Além disso, a novidade também permitirá que pagamentos via pix sejam realizados aproximando o celular do terminal de pagamento utilizando o recurso de tecnologia NFC disponível para alguns celulares.
Na prática, segundo o Banco Central (BC), a experiência do consumidor será simplificada, já que terá menos etapas do que atualmente. O pix por aproximação funcionará da seguinte forma: o cliente poderá escolher a instituição financeira e cadastrar sua conta na carteira digital de preferência. E depois salvá-la para efetuar o pagamento presencial com o pix por aproximação. Da mesma maneira como é feito com cartões.
(Fonte: Brasil 61)