
A empresa Auto Omnibus Floramar, concessionária do transporte público de Poços de Caldas, anunciou a retirada de parte do trajeto da linha de transporte coletivo municipal R-401. Ela atende o bairro Santana do Pedregal-Jardim dos Estados. A decisão se baseou em estudos técnicos que apontaram riscos à segurança de usuários, operadores e transeuntes devido às condições da via.
De acordo com relatório enviado à Câmara Municipal pela concessionária, as ruas Vereador Francisco Luz, Domingos Alvise e adjacências apresentam inclinações superiores a 20%. O que, segundo normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), torna inviável a circulação segura de ônibus. O documento também cita acidentes no local envolvendo veículos do transporte urbano.
O laudo técnico, assinado pelo engenheiro de segurança do trabalho Erick Adami, concluiu que a substituição da frota por miniônibus não solucionaria os riscos estruturais da via. O estudo teve validação pelo Parecer Técnico 030-2024. Foi emitido pela Secretaria Municipal de Defesa Social, com assinatura do diretor de Trânsito e Transportes.
Com base nessas informações, o DMTT autorizou a supressão do trecho da linha R-401 no bairro Santana do Pedregal. A concessionária e o poder concedente se comprometeram a buscar alternativas viáveis para garantir o atendimento à população da região.