O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) firmou uma parceria estratégica com 30 escolas públicas para a implantação de laboratórios makers. Em Poços de Caldas 12 unidades serão contempladas. O projeto, chamado “De Norte a Sul, Mais Ciência e Tecnologia nas Minas Gerais”, visa fomentar inovação, criatividade e alfabetização digital no ensino básico.
![Escolas municipais vão receber laboratórios makers em Poços de Caldas](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/assinatura_maker.webp)
Na cerimônia realizada em 11 de fevereiro, o reitor Cleber Ávila Barbosa destacou a importância da iniciativa para promover desenvolvimento tecnológico nas escolas. “Estamos felizes por estabelecer essas parcerias, que não apenas inspiram inovação, mas também motivam as prefeituras a replicarem o modelo com investimentos próprios”, declarou.
![Anúncio Centro Anúncio Centro](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/anuncio-centro-cidade-jan-desk.gif)
![Anúncio Centro](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/anuncio-centro-cidade-jan-desk.gif)
![Anúncio Centro Anúncio Centro](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Cidade-Centro-Mobile-jan.gif)
![Anúncio Centro Anúncio Centro](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Cidade-Centro-Mobile-jan.gif)
Escolas de Poços de Caldas contempladas
Em Poços de Caldas 12 escolas foram contempladas laboratórios makers. São elas: Caic Professor Arino Ferreira Pinto, Colégio Municipal Dr José Vargas de Souza, Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado, Escola Municipal Irmão José Gregório, Escola Municipal José Mamud Assan, Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, Escola Municipal Professor Júlio Bonazzi, Escola Municipal Professor Antônio Sergio Teixeira, Escola Municipal Professora Nicolina Bernardo, Escola Municipal Sergio de Freitas Pacheco e Escola Municipal Vitalina Rossi.
Conforme o Instituto, a seleção priorizou escolas que atendem os anos finais do Ensino Fundamental II e que aderiram voluntariamente ao projeto.
Investimentos
Cada escola receberá R$ 100 mil para a aquisição de equipamentos como impressoras 3D, cortadoras a laser, kits de robótica, notebooks e internet banda larga. Segundo Thiago Caproni, um dos coordenadores do projeto, os laboratórios deverão ser entregues até junho deste ano.
Por fim, além dos equipamentos, a iniciativa prevê a capacitação de professores e estudantes bolsistas, com a seleção de 10 alunos e um professor por escola. Assim, o projeto também reforça a formação contínua e a integração de novas tecnologias no cotidiano escolar.