
Na manhã desta quinta-feira (13), o mecanismo do Relógio Floral foi removido para manutenção. O atrativo turístico sofre frequentemente com infiltrações de água, o que tornou necessária a retirada do equipamento para um reparo mais duradouro.
“É um dos nossos cartões-postais. Precisamos cuidar bem desses equipamentos. Estamos realizando um trabalho semelhante nas 11 fontes ornamentais, que também estão passando por revitalização. Esse cuidado com os nossos pontos turísticos é uma das nossas prioridades”, afirmou Arison Siqueira, secretário de Turismo.
O tradicional Relógio Floral da Praça Getúlio Vargas, em frente à Urca, foi projetado de forma inclinada há décadas. Além de marcar a hora exata, tornou-se um ponto popular para fotos. Inaugurado em 1972, é um dos principais símbolos da cidade. O projeto foi desenvolvido pelo casal austríaco John e Elisabeth Canta (paisagista), que, na época, morava na cidade. O relógio foi um presente em comemoração ao centenário de fundação do município.
A manutenção do equipamento é preventiva, e o Relógio Floral deve voltar a operar em poucas semanas. A área ao redor do monumento continua aberta para visitação.