![Minas Gerais confirma terceira morte por dengue em 2025](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/mosquito-213805_1280.webp)
Nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou a terceira morte por dengue em 2025. A vítima é uma mulher com idade entre 40 e 49 anos, residente em Itapagipe, no Triângulo Mineiro.
Segundo as autoridades, a vítima apresentava comorbidades, o que agravou seu estado de saúde e levou ao óbito. Os outros dois casos fatais registrados neste ano ocorreram em Iturama e Uberlândia, também no Triângulo Mineiro.
De acordo com o último boletim epidemiológico, Minas Gerais já contabiliza mais de 30.200 casos prováveis da doença. As cidades de Uberaba e Uberlândia lideram o ranking de infecções, com 2.800 e 2.037 casos suspeitos, respectivamente. Além das três mortes confirmadas, outros 22 óbitos estão sob investigação.
Autoridades de saúde alertam para a importância da eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com a circulação do sorotipo 3 da dengue, que voltou a ser detectado após 17 anos, especialistas reforçam a necessidade de medidas preventivas e atenção aos sintomas, que incluem febre alta, dores no corpo e manchas avermelhadas na pele.
A SES-MG tem intensificado ações de controle do vetor, utilizando drones para identificar criadouros e capacitando equipes médicas para atendimento ágil e eficaz, buscando evitar novos óbitos.