A sensação térmica pode chegar a 70°C nos próximos dias. Isso porque existe uma onda de calor prevista para ocorrer entre 12 e 21 de fevereiro. As regiões mais afetadas devem ser o Sudeste e o Sul, além do Centro-Oeste e Nordeste brasileiros.
Segundo o Climatempo, durante a onda de calor as temperaturas em alguns locais ficam em torno dos 40°C. Isso, somado às baixas umidades do ar, pode acarretar a alta sensação térmica.
Para informar a sensação térmica é preciso considerar a temperatura em graus celsius (à esquerda da tabela) e a umidade relativa do ar (na parte superior da tabela em porcentagem). Ou seja, com base na junção dessas informações obtemos a sensação térmica.
![](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/a0fe8fac-caad-47cd-aafc-507610d27b67.webp)
Em uma cidade onde os termômetros batem 38 °C e a umidade do ar é de 60%, por exemplo, a sensação térmica sentida pode ser de 55 °C. Outra cidade, com previsão de 41 °C e umidade de 40%, a sensação pode ser de 53 °C.
Assim, em Poços de Caldas a previsão aponta que a sensação térmica pode ser de até 42°C no dia 21, quando a temperatura deve ser de 30°C e a umidade gira entre 44 e 76%.
A maior sensação térmica é prevista para o Rio de Janeiro, já nesta quarta-feira (12), a expectativa de umidade do ar pode chegar a 88%. Em caso de combinação entre os fatores, a população carioca pode encarar sensação térmica de 66 °C.
Para a Organização Meteorológica Mundial, se configura onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média por cinco dias consecutivos.