O Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Saúde elaboraram um plano de ação voltado aos atendimentos de urgência e emergência em Poços. O objetivo é a união dos esforços para melhor atendimento em situações críticas.
![Bombeiros e Secretaria de Saúde elaboram plano de ação para urgência e emergência](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/eb8dd4ab-d2d9-485b-a18c-c68fbc91c2c4-e1739365997111.webp)
Para montar o plano, bombeiros se reuniram com a diretora da Rede de Urgência, Emergência e Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Michelle Bertozzi. O encontro, na sede da corporação, teve como foco o fortalecimento da articulação entre as instituições com ênfase no atendimento de urgência e emergência no município.
![Anúncio Centro Anúncio Centro](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/anuncio-centro-cidade-jan-desk.gif)
![Anúncio Centro](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/anuncio-centro-cidade-jan-desk.gif)
![Anúncio Centro Anúncio Centro](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Cidade-Centro-Mobile-jan.gif)
![Anúncio Centro Anúncio Centro](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Cidade-Centro-Mobile-jan.gif)
Ao longo da reunião, foram abordadas diversas estratégias com o objetivo de melhorar o suporte em situações críticas. Em primeiro lugar, os participantes discutiram a criação de um plano de contingência para múltiplas vítimas, garantindo uma resposta mais ágil e coordenada em incidentes de grande porte.
Além disso, definiu-se a necessidade de implantar ambulâncias específicas para transporte e alta hospitalar, assegurando maior agilidade na movimentação de pacientes. Outro tema relevante foi a definição de protocolos claros para o atendimento psiquiátrico em unidades de emergência.
Além disso, a agenda incluiu ainda a realização de palestras educativas sobre a abordagem de tentativas de autoextermínio, tema sensível que exige capacitação contínua dos profissionais envolvidos. Por fim, tratou-se da organização de treinamentos voltados para brigadistas, especialmente os atuantes em edificações relacionadas a emergências.
Como resultado da reunião, os presentes elaboraram um plano de ação integrado, com ênfase na otimização do atendimento de urgência e emergência.