- Publicidade - Anúncio Estilizado e Responsivo
ANÚNCIO
23.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Anúncio Estilizado e Responsivo
ANÚNCIO

Pequenos negócios são responsáveis por quase 80% dos empregos em Minas

- Publicidade - Alcoa Banner
Pequenos negócios são responsáveis por quase 80% dos empregos em Minas
Foto Fernando Frazão-Agência Brasil

Os pequenos negócios mineiros fecharam o ano mantendo alta no saldo de geração de novos postos de trabalho ao redor do estado. Do saldo de mais de 139 mil vagas formais geradas em 2024, as micro e pequenas empresas (MPEs) foram responsáveis por 79,4% (110.783 empregos). No ano, foram registrados 1.690.562 admissões e 1.579.779 desligamentos pelos pequenos negócios mineiros.

Com esse resultado, Minas é o segundo principal gerador de empregos por MPEs no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo (306.523). No entanto, no estado paulista a participação dos pequenos negócios é menor que em Minas (66,7%).

- Publicidade -
Anúncio Estilizado e Responsivo
ANÚNCIO

O painel Mercado de Trabalho do Sebrae Minas, com dados do Novo Caged, fornece as informações e também indica que as empresas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri se destacaram pelo maior crescimento no saldo de geração de empregos no estado em relação a 2023.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, também destaca a importância das ações do Governo de Minas para manter a consistência do estado na geração de empregos.

- Publicidade - Anúncio Estilizado e Responsivo
ANÚNCIO

Serviços lideram

No acumulado do ano, o setor de serviços foi o maior empregador entre os pequenos negócios, com saldo de 59.632 novos postos em 2024. Na sequência, estão o comércio (22.738); indústria de transformação (15.549); e construção civil (11.264).

Até novembro, todos os setores das MPEs tiveram saldo positivo na geração de novas vagas em Minas, inclusive, muitas vezes contrapondo o saldo negativo das médias e grandes empresas (MGEs). Já em dezembro, o cenário não foi favorável para nenhum segmento.

- Publicidade - Anúncio Estilizado e Responsivo
ANÚNCIO

Segundo a analista do Sebrae Minas, Bárbara Castro, a baixa nos números de vagas de empregos é um fenômeno recorrente no período.

“Por ser um mês típico de encerramento de obras e fins de contratos temporários, dezembro tende a ser um mês de baixa significativa no saldo de geração de empregos”, explica a analista.

Em 2024, as MPEs da região central responderam pelo saldo de 43.808 novas vagas de emprego no estado. Sul de Minas (12.597); Triângulo (11.269); e Zona da Mata e Vertentes (10.684) aparecem na sequência.

Anúncio Estilizado e Responsivo
ANÚNCIO
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!