![Andradas, Palmeiral e Elói Mendes recebem o espetáculo “A Melhor Idade”](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Foto-Joao-Ferreira-3.webp)
O sul de Minas vai conhecer uma personagem engraçada e irreverente nas próximas semanas. É a Dona Amélia, que passará pelas cidades de Andradas, Palmeiral (distrito de Botelhos) e Elói Mendes com o espetáculo “A Melhor Idade”.
O espetáculo surgiu em Poços de Caldas com a artista Carine Michelucci, que interpreta Dona Amélia e também assina a dramaturgia, com direção de Valber Rodrigues, direção musical de Júlia Montezano e fotografia, identidade visual e design de Kauana Benelli.
Agora, por meio do edital Circula Minas (FEC 09/2024), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o Coletivo Fanfarra vai levar o carisma e as reflexões propostas pela personagem a cidades com menos de 50 mil habitantes.
As apresentações começam dia 15 de fevereiro em Andradas, no Teatro Municipal José Stivanin. Em seguida, 22 de fevereiro, Dona Amélia chega a Palmeiral, distrito de Botelhos, no Centro de Memória Padre Thomas. Para fechar, o espetáculo estará em Elói Mendes dia 8 de março, no Teatro Clube Elói Mendes. Todas as sessões começam às 19h e têm entrada gratuita.
O espetáculo
Em “A Melhor Idade” o público conhece Dona Amélia, uma mulher de 83 anos, aposentada e avó de seis netos. Entre eles, o mais querido é Fernandinho, que sugere novas ocupações para garantir a saúde mental da avó: hidroginástica e fisioterapia.
Porém, Dona Amélia foge das atividades tradicionais e começa aulas de teatro. Com espírito vibrante e amor pela vida, ela encontra na arte uma fonte de alegria e expressão.
A partir daí, o espetáculo aborda questões como o etarismo e o abandono parental. Apesar dos temas sérios, a personagem leva tudo com bom humor. Portanto, o público pode se preparar para dar muitas risadas.
Para dar vida à personagem, a atriz Carine Michelucci coloca em prática a pesquisa do teatro de formas animadas, com enfoque no uso de máscaras. A direção é de Valber Rodrigues, que pesquisa estas técnicas teatrais desde 2018.
Além da circulação no sul de Minas, “A Melhor Idade” já esteve na capital do estado. Isso porque foi selecionado, em 2023, para três apresentações no prestigiado Festival de Cenas Curtas Galpão Cine Horto, do qual foi finalista. Em 2024, o projeto teve sequência com o reconhecimento na 6ª edição do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro de Poços de Caldas.
Além de Carine Michelucci (atuação e dramaturgia) e Valber Rodrigues (direção), a equipe do projeto tem Julia Montezano (direção vocal) e Kauana Benelli (design, identidade visual e fotografia).
Serviço
Espetáculo “A Melhor Idade”, com entrada gratuita
15 de fevereiro – Andradas
Teatro Municipal José Stivanin (Praça Coronel Antônio Augusto Oliveira), às 19h
22 de fevereiro – Botelhos (Palmeiral)
Centro de Memória Padre Thomas (Rua Professora Izaltina, 31), às 19h
8 de março – Elói Mendes
Teatro Clube Elói Mendes (Praça da Matriz, 362-124), às 19h