![Escolas municipais de Poços têm autonomia para definir uso de celulares](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/celular-escola.webp)
As escolas municipais de Poços de Caldas poderão decidir de forma independente sobre a utilização de celulares dentro das unidades de ensino. A medida segue a legislação federal vigente e permite que cada instituição, em conjunto com a comunidade escolar e seu respectivo conselho, estabeleça diretrizes sobre a restrição ou liberação do uso de dispositivos móveis nas atividades escolares.
A decisão tem como principal objetivo conscientizar sobre o uso responsável e equilibrado da tecnologia. Sempre priorizando o benefício do aprendizado e a harmonia no ambiente escolar. Para apoiar esse processo, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou uma cartilha elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). Ela contém orientações e boas práticas para a utilização de celulares nas escolas.
O material servirá como um guia para que as escolas tomem decisões informadas, levando em conta as necessidades e particularidades de cada comunidade escolar. A flexibilidade na definição das regras busca garantir que o uso dos dispositivos não comprometa o processo pedagógico e o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem.
Acesse a cartilha: escolas-conscientizacao_uso_celulares_escolas_versao_05