![Botão do Pânico](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/botao-panico-violencia-contra-mulher.jpg)
O Procon Poços de Caldas, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, está notificando escolas particulares sobre o aplicativo Botão do Pânico. Isso porque o cadastro é obrigatório, com o objetivo de garantir agilidade no socorro durante situações de emergência.
A orientação já havia sido realizada em reunião presencial no mês de novembro de 2024. Porém, diante da baixa adesão, o município expediu ofício a todas as escolas da rede particular. A prefeitura estipulou prazo até 20 de fevereiro para o cadastro, que acontece presencialmente na sede da Secretaria de Segurança (rua Pernambuco, 265).
![Anúncio Centro Anúncio Centro](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/anuncio-centro-cidade-jan-desk.gif)
![Anúncio Centro](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/anuncio-centro-cidade-jan-desk.gif)
![Anúncio Centro Anúncio Centro](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Cidade-Centro-Mobile-jan.gif)
![Anúncio Centro Anúncio Centro](https://pocosja.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Cidade-Centro-Mobile-jan.gif)
Caso haja descumprimento, a escola vai receber autuação do Procon.
A instalação do Botão do Pânico em Poços de Caldas começou no ano de 2023 e, por isso, está funcionando em todas as escolas municipais. Trata-se, na verdade, de um aplicativo instalado em aparelhos de celulares.
Trânsito e segurança
No mesmo ofício encaminhado às escolas particulares também consta orientação quanto à legislação de trânsito. Especialmente, quanto à reserva de vagas especiais para pessoas com deficiência, ônibus e transporte escolar. Além disso, a recomendação é que as instituições de ensino promovam ações orientativas.
No último dia 30, secretários municipais se reuniram com representantes da Polícia Militar e Guarda Municipal para alinhar ações visando a segurança nas escolas. O grupo discutiu medidas para aumentar a presença policial nas proximidades das escolas, realizar abordagens educativas com os alunos e intensificar o patrulhamento nas áreas mais vulneráveis.
Também foram abordadas melhorias nas estruturas de segurança, com a instalação de novos equipamentos de monitoramento e o reforço nas condições das instalações.