- Publicidade -
22.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Podcast Rabiscos realiza Festa de Leitura para celebrar hábito de forma coletiva

- Publicidade -

O Podcast Rabiscos realizou, na última semana, em Poços de Caldas (MG), um novo formato de encontro literário no Brasil: a Festa de Leitura. A experiência propõe um novo jeito de se conectar com a literatura e com as pessoas ao redor, tornando o ato de ler uma vivência coletiva e afetiva.Podcast Rabiscos realiza Festa de Leitura para celebrar hábito de forma coletiva

A ideia surgiu de uma experiência em um encontro intimista na casa do escritor e apresentador Tadeu Rodrigues, ao lado da também apresentadora do podcast, Jéssica Balbino, amigos, ouvintes e amantes da literatura se reuniram para uma experiência de leitura compartilhada, acompanhada de trocas, conversas, vinho e petiscos.

- Publicidade -

A noite teve como centro a obra “Quem Matou Meu Pai”, do escritor francês Edouard Louis, publicada no Brasil pela editora Todavia. A leitura foi permeada por reflexões sobre as relações entre literatura, política e identidade. O livro, um relato potente e pessoal sobre as violências sociais que moldam vidas, provocou debates sobre classe, afetos e memória.

O evento reforçou a vocação do Rabiscos para aproximar leitores e promover trocas significativas em torno da literatura contemporânea. Mais do que uma roda de leitura, a Festa de Leitura é um espaço de convivência e partilha. Além disso, reafirma o papel da literatura como ferramenta de encontro e transformação. Diferente de um Clube de Leitura tradicional, a leitura compartilhada envolve tempo de leitura em um local pré-determinado e público, onde as pessoas dividem o silêncio, sem conexão tecnológica, e depois partem para conversas e interações.

- Publicidade -

A Origem da Festa

A inspiração veio do Reading Rhythms, projeto criado por Ben Bradbury e Tom Worcester. A dupla percebeu que a rotina corrida fazia com que o hábito da leitura diminuísse. Em seguida, eles passaram a organizar encontros em que um grupo de pessoas se reunia para ler silenciosamente por um período determinado e, depois, compartilhar suas experiências. A iniciativa cresceu e, dessa forma, se tornou um fenômeno em Nova York, reunindo mais de doi mil participantes em diversos eventos literários ao longo de um ano.

A primeira edição no Brasil

O Rabiscos trouxe essa ideia para o Brasil e organizou a primeira Festa de Leitura em um formato intimista. “Nossa ideia é fazer com que o projeto ocorra mais vezes, em novos formatos, abrindo e ampliando cada vez mais o público”, conta Tadeu Rodrigues, que lembra que em 2024 o podcast Rabiscos realizou duas edições abertas ao público em praças, em parceria com a Mostra Integrada de Artes (MIA). Centenas de pessoas participaram das leituras ao ar livre, criando um ambiente de troca, conexão e pertencimento.

- Publicidade -

“Sabemos que o cenário da leitura no Brasil não tem os melhores números, mas acreditamos que iniciativas como essa miram a contramão das estatísticas e provam que, sim, as pessoas querem e gostam de ler e desafiamos essa máxima de que para ler é preciso silêncio, ‘um teto todo seu’ e/ou outras coisas que só servem para nos afastar dessa prática que é tão prazerosa, sobretudo se coletivizada”, completa Jéssica Balbino.

A próxima Festa de Leitura ainda não tem data definida. De acordo com o podcast, ela vai acontecer em um local público e aberto. A ideia é simples: um espaço para se reunir, ler coletivamente, trocar ideias e estabelecer conexões através da literatura.

Sobre o podcast Rabiscos 

Criado em 2018, o podcast Rabiscos se consolidou como um dos principais espaços de discussão sobre literatura no Brasil. Entre as atrações estão escritores, críticos e leitores.

ANÚNCIO

Já passaram pelo podcast autores como Itamar Vieira Junior, Marcelino Freire, Mel Duarte, Leonardo Piana, Cidinha da Silva, Giovana Madalosso, Aline Bei, entre outros. Já esteve presencialmente em eventos como Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei), Flip, Flipoços e outras.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!